Aqueles que dançam são considerados loucos pelos que não conseguem ouvir a canção

segunda-feira, 21 de março de 2011

Um pouco sobre Lilith

São escassas as fontes que mencionam o nome Lilith. É certa a raiz suméria LIL que aparece na formação do nome de várias divindades assírio babilônicas e de espíritos maus, por exemplo Enlil, Ninhil, Mulil, Anlil.
Na tradição sumério-acadiana se conhece um deus Lillu que literalmente significa "parvo", irmão de Egime, a princesa dos me, do qual se tem poucas noticias. Na liturgia acadiana e mesopotâmica se apresentam preces e esconjuros apresentando os nomes de Lilitu, Lilu, como figuras malignas de demônios e potências malignas. Em 2000 a.c. parece que o nome se transformou também em Lilake; a propósito um historiador cita uma tabuleta suméria de Ur que conta a história de "Gilgamesh e o salgueiro".
Aqui Lillake seria também ela, uma figura feminina demoníacaque habita dentro do tronco de um salgueiro, que era religiosamente guardado pela Deusa Inanna, a Senhora do céu, equivalente à nossa Vênus (estrela celeste). Há uma etimologia hebraica difundida que faz derivar o nome da bíblica Lilith de "Layl" ou ainda "Lylah", ou seja "noite" no significado de espírito da noite.
Mas os autores modernos tendem a ligá-lo à sumeria "Lulu", que significa "libertinagem". Lilith seria pois um demônio noturno que excita a volúpia.
(Adaptado de: Roberto Sicuteri 'Lilith a Lua Negra)

O arquétipo sofre diversas transformações ao longo dos séculos. Falarei mais de Lilith em outras postagens.

5 comentários:

  1. Muito bom tio!
    Sério mesmo, eu estava louco para saber muito mais sobre essa Deusa que segue, mas não encontrava muita coisa ela.
    Vou acompanhar avidamente para saber mais sobre essa deusa que eu tenho um apreço...
    Beijos.
    JP

    ResponderExcluir
  2. Gostei!! Mas Ela não é "maligna"!! Ela é uma Deusa, e como uma Deusa Ela tem seus "pontos positivos" e "pontos negativos" digamos assim!! Tudo bem que por causa de um "marketing" não muito bom do judaísmo, Ela geralmente é retratada como uma "criatura malévola"! Mas não o é! Concordo que suas maneiras de se resolver as coisas, pra gente é considerado um pouco "radical"! Mas Ela não é má gente!

    ResponderExcluir
  3. Aqui eu procurei colocar uma das referências pré-judaicas. E é dificil conseguir boas referências sobre ela. Mas como disse, voltarei a falar dela.

    ResponderExcluir
  4. Muito Muito Muito BOM!
    Como sempre deixo claro, Lilith é minha "mãe", minha divindade, ela não é um demônio como muitos dizem, é uma Deusa, a Deusa da magia, volúpia, luxúria.
    Eu me sinto honrada em ser uma FILHA DE LILITH.

    ResponderExcluir
  5. Seja bem vinda ^^
    Se vc puder obter o livro q menciono lhe será de grande valor

    ResponderExcluir