Aqueles que dançam são considerados loucos pelos que não conseguem ouvir a canção

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ecologia, economia e Luto


Não vim falar de esperança.

Ocorreu hoje algo terrível aqui em casa. Estão contando a Mangueira aqui da frente. Não tão terrível assim? ...
Não bastasse minha oposição quanto ao corte da árvore ainda tive de ajudar retirando os pedaços da frente da casa e levá-los para trás. minha mãe alega que a arvore balança muito nas ventanias, argumentei sobre uma poda. Mas, a casa é dela e ela está pagando o serviço, e ela optou por cortar toda a arvore.
"É só uma arvore porquê tanto drama?" Não estou de luto por esta arvore. Neste dia me dou conta de que alguém em mim faleceu. Estou de luto pela criança interessada nas questões ambientais que havia em mim.
Ah eu me lembro, gostava das plantas e dos animais, e nunca achei graça em maustratos a qualquer um deles. Eu dizia que seria ecologista quando adulto. Mas não pude salvar nem a arvore daqui de casa (mundo cruel). Isso me leva a pensar, o que nós estamos fazendo?
Dia desses fui a praia, foi o sol mais insuportável da minha vida. Minha pele morena cheia de proteror solar (fps 30) não estava aguentando. Diziam q nossos bisnetos sentiriam o aquecimento global. Bobagem, estamos sentindo na pele. Clima cada vez mais extremo, secas e chuvas torrenciais. O Brasil que sempre foi considerado abençoado (a salvo de desastres), ja teve tornados no Rio de janeiro e em Minas Gerais, só p citar coisas alarmantes. Com o aumento da temperatura dos oceanos podemos esperar muitos mais.
É muito cruel isso. "Mas essa casa não é minha eu não posso fazer alguma coisa...". Sim, eu gostava do desenho do capitão planeta, quando ele ia embora deixava uma mensagem "o poder é de vocês". Isso significa que quem tem de salvar o planeta das ameaças somos nós. Não há super heróis para fazer isso por nós, não há. O trabalho é de formiguinha (reduzir, reutilizar, reciclar). Mas o próprio sistema faz comque fiquemos presos nessa teia que impede ações mais eficases para isso.
Estamos presos pelo medo de morrer de fome. Tudo requer dinheiro, e todos precisamos nos alimentar. Não vou me extender em um discurso comunista. Mas não conseguimos nos dedicar ao que se acredita muitas vezes ser o correto pelo simples e básico medo da fome, da necessidade. Além disso somos bombardeados com o marketing pró consumismo, onde a felicidade é ter os melhores produtos da moda. Não estou tentando fazer uma revolução, eu quero que a conciência estaja aberta.
Não falo de esperança, sou daqueles que acredita que ja não há como reparar os danos feitos pelo homem. Porque fazer algo então? Me sinto cumplice de um crime, o quanto se quer estar envolvido? Fazer parte ativamente da coisa?
Há quem diga que o homem é soberano da terra e dos animais. pois acho q precisva de alguém melhor, pois falhamos. O ser humano é como o cancer da Terra, destruimos outras especies, assim como nos mesmos.
Muitos se dedicam a causas diversas, lutando com a fome no mundo, doenças, educação, amparo a animais, meio ambiente. Todos esses são igualmente importantes. Há quem desdenhe do amparo aos animais, mas essa é uma causa para salvar o corpo dos animais e a alma do homem. Afinal devemos algo aqueles que sofrem por nossos atos. Mas a importância da causa ambiental é imensurável, pois todos os demais dependem disso. E como podemos constatar, o loginquo futuro terrível não está tão longe. Ainda que estivesse, o que estamos deixando para nossa descendência?
Não foi só uma arvore que foi cortada hoje, mas sim um pedaço da minha alma. Engaiolado no medo, no labrinto da sobrevivência só posso lamentar. E sentir saudades do que nunca fui de fato. Um defensor da Deusa Mãe. Mas a Terra sobreviverá, mas quanto a nós?

3 comentários:

  1. Olá Tio Sapo!,
    Bom, vendo no mundo de hoje em dia, onde a relação Homem x Natureza, já virou predatória, aqueles contatos que os primeiros homens tiveram com a natureza se afastou, a época em que eles faziam da natureza sua casa, não um campo de batalha, o que eu quero dizer é que a natureza é igual à um pássaro, antes ele era livre e solto, agora é mantido em uma gaiola sob observação o mesmo é com a natureza o homem já não a deixa solta, ele quer prende-la e oprimi-la, e é por isso que vem acontecendo esses desastres, o homem mexe com a natureza então ela mexe de volta simples e básico 3x3, então enquanto o homem não voltar a amar a natureza como antes e deixar de teme-la, vai ficar muito melhor o nosso mundo, mais uma coisa, eu gostaria de saber o que você acha sobre as pessoas que se dizem " Ateu " sem mesmo saber ou conhecer sobre nenhum tipo de religião no caso aqueles "pseudo Ateus", se você puder tirar minha duvida eu agradeço,
    Abraços e Beijos do ---Biscoito

    ResponderExcluir
  2. Progresso ja foi dito como Homem VS Natureza. Como pudemos constatar nessas situações sempre perdemos. Não podemos competir, mas criar um trabalho harmônico.
    Farei um post sobre ateísmo e coisas relacionadas.

    ResponderExcluir
  3. Como disse o biscoito, os homens tem medo da natureza, mas na minha leiga concepção isso se dá porque não podemos controlá-lo e tudo o que não controlamos, temos a tendencia a destruir... E muitas vezes isso acontece até mesmo com o proprio Eu da pessoa.
    Ao meu ver, somos os predadores da natureza!
    Adorei tio, tem muito haver com o que é a "realidade" atual!

    ResponderExcluir